Alunos da Emprofec são destaques em competição nacional de astronomia

Alunos da Escola Municipal Professor Francisco Ernesto Cunha participaram pela primeira vez de uma competição de nível nacional denominada de "Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA" na sua 20ª edição e faturam cinco medalhas inclusive uma de ouro.

Para participarem da Olimpíada, todos os estudantes dos 9º anos da Escola receberam formação durante um bimestre com o conteúdo programático divulgado no edital. As aulas preparatórias ocorreram no âmbito do componente curricular Ciências da Natureza, formuladas e ministradas pelo professor Lutemberg Lima de Medeiros.

De acordo com informações, cerca de 700.000 alunos de escolas públicas e particulares de todo território nacional concorreram as medalhas da competição, entretanto, dentre todos os vencedores, estão cinco alunos matriculados na EMPROFEC, que conseguiram ganhar um medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze

- Marcos Venício Ferreira da Silva. Nota: 9,20 – Medalha de Ouro 
Genilson Hortêncio da Costa Filho. Nota: 8,65 – Medalha de Prata
- Nicole Vitoriano de Morais. Nota: 8,50 – Medalha de Prata
- Natanael Soares do Nascimento Silva. Nota: 7,60 – Medalha de Bronze
- Maria Lúcia Souza Morais. Nota: 7,60 – Medalha de Bronze

Alunos medalhistas da Emprofec acompanhados do prof Lutemberg Lima
Vale ressaltar que a disputa por medalhas ocorre a nível nacional: “As notas de todos os alunos, de todos os Estados, são colocadas em único sistema classificatório, que organiza as notas em ordem decrescente. Para ganhar uma medalha, você precisa realmente estar entre os melhores do País”.

Estou muito orgulhoso deles. Ganhar medalhas numa olimpíada nacional parece ser uma barreira intransponível, ainda mais quando avaliamos nossa realidade – um munícipio com pouco mais de 6.000 habitantes, escola sem materiais adequados de apoio... O que me deixa ainda mais orgulhoso é ver que temos 2 meninas medalhistas numa olimpíada de uma área na qual historicamente as mulheres sempre foram colocadas à margem/excluídas, então, isso é muito significativo”, relata o docente da EMPROFEC.

Em data ainda não confirmada, haverá a cerimônia de entrega das 5 medalhas e dos certificados de todos os discentes que participaram da Olimpíada.

É um fato histórico. Nós, da EMPROFEC, estamos extremamente felizes com o resultado. São pouquíssimas as escolas do RN que conseguem tal feito. Nossa meta é tornar a instituição em um polo de estudo em Astronomia. A caminhada está apenas começando... Esperamos que estes cinco jovens estudantes medalhistas sejam espelhos para essa nova geração de eloi-de-souzenses. É possível e necessário acreditarmos que a educação pode mudar vidas; que podemos ir mais longe que pensamos. O Cosmos é nosso limite”, finaliza o professor Lutemberg.






Nenhum comentário:

Postar um comentário